sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dr. Mabuse



Filme da semana

O testamento do Dr Mabuse, (Testament des Dr. Mabuse) original alemão. Um filme de 1933 cujo roteiro e direção de Fritz Lang impressiona desde o inicio.
Conta a historia de uma rede terrorista que tem por objetivo fazer uma revolução através da destruição da organização social. Planejam um ataque sistemático contra o sistema financeiro, a agricultura e seus mecanismos de distribuição de alimentos entre outros.
O interessante desse filme é a organização da célula terrorista, os mesmos jamais viram a face de seu líder, Dr mabuse, e nem poderiam, pois o mesmo encontra-se em estado catatônico em um hospital psiquiátrico. Os mesmos cumprem apenas instruções escritas por Mabuse e transmitidas através de seu médico, neste caso usado de forma literal, pela mente do doutor? Ou sua mente que se “apoderou” do doutor? 
Existem cenas do filme que foram utilizadas em outros filmes e séries, quem nunca viu um chefe de gangue falar a seus cúmplices por trás de uma cortina ou tela, impossibilitando que vejam seu rosto?
O filme teve sua exibição proibida na Alemanha durante aproximadamente duas décadas. 


 
     • Direção: Fritz Lang
     • Roteiro: Norbert Jacques (personagens), Fritz Lang (roteiro), Thea von Harbou (roteiro)
     • Gênero: Policial/Suspense/Terror
     • Origem: Alemanha
     • Duração: 122 minutos
     • Tipo: Longa-metragem

É claro que podemos aprender algo com esse filme, essa é a idéia de obtermos cultura; usar, racionalmente o que aprendemos. Quando verem o filme observem quantos Mabuses estão agindo, alguns até são responsáveis pela proteção dos nossos institutos sociais mas na verdade usam o sistema, e a nós também, para satisfazer suas próprias vontades. Quantos políticos Mabuses, quantos chefes mabuses, e nós? Seremos sempre lacaios morrendo de medo e ainda protegendo esses homens dentro de cofres com segredos e chaves?

Ai esta o filme, dividido em 12 partes e com legenda em Português, aproveitem.

1 parte


2 parte


3 parte


4 parte



5 parte



6 parte



7 parte



8 parte



9 parte



10 parte



11 parte



12 parte.















Nenhum comentário:

Postar um comentário