quarta-feira, 20 de junho de 2012

Campos dos kamikazes

Dia da Política

Campos dos kamikazes

No final do século XIII os mongóis tinham ocupado o Tibet, boa parte da china e regiões próximas. Agora o alvo era o Japão feudal, uma força fraca comparada as forças mongóis que contavam com um exercito melhor organizado e táticas superiores as dos japoneses que, milagrosamente, foram salvos por uma tempestade que afundou grande parte da frota inimiga. A esse fenômeno chamaram kamikaze (vento divino).
Na segunda guerra mundial quando aviões japoneses se lançavam de forma suicida contra navios americanos no pacífico, ficou fácil associar esses homens em seus aviões abarrotados de explosivos e que, lutando desesperadamente para reverter uma guerra perdida, talvez pensassem que pudessem evitar a invasão americana ao japão de forma análoga à invasão Mongol.
A princípio, fica fácil, para uma pessoa comum, comparar os eleitores de Campos dos Kamikazes com os suicidas japoneses, mas seria injusto aos japoneses. Enquanto os japoneses entregavam suas vidas para defender desesperadamente seu país, o que fazem os eleitores quando entregam os rumos de sua vida com a mesma apatia de quem compra uma bala na esquina?
Não basta ir às urnas e votar numa dessas pessoas, também não basta deixar de ir as urnas pra não “votar em safado”, não basta deixar sua vida em mãos despreparadas e corruptas e ainda se sentir satisfeito porque é "um processo democrático" e você "fez sua parte".
Temos que agir contra essa manipulação que é a eleição. Existe uma série de mecanismos que estão enraizados em nossas mentes e que são usados por essas pessoas, de forma científica, sistemática, para nos controlar em alguns ramos, ou todos, de nossa vida. Quando você vota em um safado por que "rouba mais faz" ou por que "tenho de votar em alguém mesmo", você acha que esse pensamento foi seu? Ou será que não há algo te controlando? 
 Nossos kamikazes são diferentes dos japoneses, mas tem uma coisa em que são iguais: Eram manipulados por algo externo, no caso japonês, a honra em morrer pra proteger seu país, no nosso, um sentimento de indiferença que faz com que os mesmos se perpetuem no poder.


http://www.bookmice.net/darkchilde/japan/kamikazee.html

O melhor método para mudar essa estrutura é modificar a si mesmo, não devemos nos deixar ser levados pelo vento, devemos aprender a não sermos manipulados por eles.
E como podemos não ser manipulados?  Temos de aprender a pensar e não permitir que nossas idéias sejam aquelas inseridas por forças externas. O que significa isso? Significa que devemos criar um sistema no qual devemos, de forma organizada, analisar as informações que nos chegam, descartar as que servem unicamente para manipulação. O melhor método para isso? Filosofia! Devemos estudar a filosofia!


http://retratohq.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário